20 de Set, 2024
Suinocultores de São Gabriel do Oeste participam de Dia de Campo com foco em inovação e produtividade
20 de Set, 2024

Cerca de 90 produtores, entre proprietários e colaboradores de granjas associadas à Cooperativa Agropecuária São Gabriel do Oeste (Cooasgo), participaram do 1º Dia de Campo da Suinocultura, realizado na última sexta-feira (13), no Assentamento Campanário, em São Gabriel do Oeste. O evento, fruto de uma parceria entre Sebrae/MS, Aurora Alimentos e Cooasgo, teve como objetivo capacitar os suinocultores para aprimorar a gestão de suas propriedades e melhorar os resultados em conversão alimentar e na prevenção da mortalidade dos animais.

Durante o encontro, foram abordadas novas tecnologias e práticas que podem ser aplicadas na suinocultura, além de promover o compartilhamento de conhecimento entre os participantes. Lucas Borelli, gerente em exercício da Regional Norte do Sebrae/MS, destacou a importância da capacitação para o avanço da suinocultura na região. “O 1º Dia de Campo da Suinocultura é um marco importante para ações inovadoras, promovendo o compartilhamento de conhecimento, inovação e boas práticas entre os produtores. Destacamos o sucesso do convênio entre Sebrae, Aurora Coop e Cooasgo, que visa promover a sustentabilidade e a melhoria dos resultados da suinocultura na região, e dessa forma qualificamos ainda mais os produtores para que eles possam continuar atendendo as necessidades da grande empresa”, afirmou.

A parceria entre Sebrae, Aurora Alimentos e Cooasgo faz parte de um ciclo de capacitação de dois anos, iniciado em 2024 e com término previsto para dezembro de 2025. Durante esse período, os suinocultores recebem orientações e acompanhamento técnico para aumentar o faturamento e a produtividade, além de se adequarem às exigências da Aurora no fornecimento de produtos.

Daniel Reinert Neto, supervisor de suinocultura da Aurora, ressaltou a importância de investir no desenvolvimento dos produtores rurais. “Nosso propósito é desenvolver o profissional da suinocultura para que ele possa melhorar sua qualidade de vida através de seu esforço, trabalho e remuneração. O Dia de Campo foi o início do projeto que estamos construindo, e as palestras trazidas estão alinhadas com esse objetivo”, afirmou.

Rainer de Goehr, presidente da Cooasgo, também destacou a relevância da parceria entre as instituições, especialmente no apoio aos suinocultores para acessar o mercado e fortalecer a interação com a cooperativa. “Queremos aproximar cada vez mais os suinocultores da cooperativa e oferecer novos conhecimentos. É crucial que o suinocultor entenda que sua atividade é dinâmica e em constante evolução, como discutido nas palestras. As cooperativas devem acompanhar essa evolução para aprimorar o conhecimento e, consequentemente, a lucratividade e a sustentabilidade da suinocultura dentro da Cooasgo”, comentou.

Marcos Piaia, gerente de produção da suinocultura da Cooasgo, destacou o planejamento detalhado do evento, que foi preparado ao longo de um ano. “Buscamos especialistas diretamente envolvidos na suinocultura para trazer conhecimento valioso. Acredito que o trabalho realizado servirá de base para futuras melhorias e para o desenvolvimento contínuo da cooperativa e dos produtores”, afirmou.

O evento contou com palestras sobre temas como gestão na suinocultura, sucessão familiar e soluções práticas para melhorar a conversão alimentar e prevenir a mortalidade dos animais. Para o suinocultor Mateus Martelli, o evento foi fundamental para adquirir novos conhecimentos que impactam diretamente na produtividade e qualidade das granjas. “Essas palestras são fundamentais para quem está começando, pois oferecem uma visão clara para iniciar e ter sucesso no negócio com tranquilidade. Carecemos de informações, principalmente sobre mortalidade, conversão alimentar e gestão de pessoas e este evento foi de suma importância por conta disso. Vou aplicar o que aprendi no próximo lote que teremos agora”, relatou.

Da Redação

Foto: Assessoria




Notícias mais lidas