28 de Set, 2024
Turismo de Costa Rica se dedica para consolidar imagem do município
02 de Ago, 2023

Como a população local enxerga Costa Rica e quais são as principais características do município que podem ser destacadas para quem é de fora? Responder essas questões e, a partir delas, consolidar a imagem da cidade para atrair investimentos e conquistar novos públicos foi a principal proposta da oficina de “Marketing territorial”, realizada nesta terça-feira (1º), na Associação Comercial Industrial e Agropastoril de Costa Rica (ACIACRI). Promovida pelo Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal, a ação faz parte do ciclo Expansão do programa Cidade Empreendedora e integra o eixo “Cidade + Competitiva”.

 

O prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos, relata que o apoio da população do município é fundamental para a iniciativa. “Contamos com a participação de todos. Estamos empenhados na apresentação do que há de melhor na nossa cidade para atrair mais turistas e promover o desenvolvimento local”, enfatizou o prefeito.

 

Já para o secretário de Agricultura e Desenvolvimento Fernando Barbosa Martins, a ação irá salientar uma identidade autêntica para a cidade. “Agora vamos transformar tudo isso não só para o Estado, mas para o Brasil. Escutando a fala dos palestrantes e o trabalho que estamos fazendo na oficina, começamos a ter um olhar totalmente diferente, enxergando o quanto é importante toda essa ação, com a parceria da prefeitura com o Sebrae. Vamos colher não só agora, mas também, lá na frente”, reforçou o secretário.

 

De acordo com o consultor do Sebrae/MS, Odair Mombach, a proposta desse trabalho é trazer mais competitividade para a cidade. “O intuito é criar uma marca para o município como forma de apresentá-lo para pessoas que estão em outras cidades do país. Por exemplo, quando pensamos no Rio de Janeiro, logo lembramos que se trata da ‘cidade maravilhosa’, então, a ideia é mostrar o que Costa Rica tem para oferecer a partir da consolidação de uma imagem que atraia novos investimentos, estimule o turismo e promova o desenvolvimento sustentável”, destacou.

 

A oficina reuniu representantes de diversos segmentos da sociedade, como comércio local e lideranças, para pensar de forma colaborativa em quais são os potenciais do município e particularidades que podem ser elencadas para definir a identidade de Costa Rica. Para destacar as características únicas da cidade, construindo uma “marca territorial” que a diferencie das demais localidades, a metodologia aplicada consistiu em três etapas: mapeamento das forças e elementos identitários locais; construção de cenários futuros de posicionamento; e apresentação e análise dos resultados.

 

Na data, foram levantados diversos elementos que são essenciais na construção da identidade territorial de um lugar. Dentre os principais, destacam-se aspectos que são frequentemente lembrados e associados pelas pessoas quando pensam em determinado local, como produtos típicos, expressões culturais, arquitetura, monumentos, histórico e religiosidade.

 

Para contribuir com esse processo de formação da identidade local, também foi criada uma pesquisa voltada para ouvir a opinião da população sobre os principais elementos do município.

 

Cidade + Competitiva

 

Com a renovação da parceria com o Sebrae/MS para a execução do ciclo Expansão do programa Cidade Empreendedora no município, a Prefeitura Municipal aderiu ao eixo “Cidade + Competitiva” como uma das principais estratégias para aumentar a competitividade e dinamizar a economia de Costa Rica.

 

Para promover a cidade, ressaltando as potencialidades que possui, além das oportunidades de investimento, essa vertente de trabalho visa consolidar a imagem do município para o público externo. Com foco nesse propósito, serão realizadas diversas iniciativas que visam aperfeiçoar as ações da administração municipal, melhorar as políticas públicas e promover a integração entre os representantes do setor produtivo e as lideranças locais, para que possam atuar de forma conjunta em prol do desenvolvimento local.

 

Juntamente com Costa Rica, o eixo “Cidade + Competitiva” também é trabalhado por meio do programa Cidade Empreendedora em outros 15 municípios de Mato Grosso do Sul: Amambai, Bandeirantes, Camapuã, Chapadão do Sul, Dourados, Jaraguari, Jardim, Inocência, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Porto Murtinho, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Sonora e Terenos.

 

Assessoria/Sebrae MS




Notícias mais lidas