Na tarde desta quarta-feira (30 de novembro), um grupo de 20 produtores rurais da agricultura familiar se reuniram no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) Campus Coxim para conhecer o sistema modular de criação sustentável de pintados em tanques elevados, criado pelo professor Doutor Odair Diemer e desenvolvido no campus. A reunião foi articulada pelo vereador Abilio Vaneli (PT), que fez o convite aos produtores rurais.
Estiveram presentes o prefeito de Coxim, Edilson Magro; o gerente de Fomento ao Desenvolvimento Econômico e Agrário da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Adilson Alves; a diretora do IFMS Campus Coxim, Angela Kwiatkowski; a coordenadora do curso de Engenharia de Pesca, Suelen Ranucci Pini; o assessor do deputado Amarildo Cruz, Paulo Ângelo de Souza; o presidente da Colônia de Pescadores Z-2, Armindo Batista; entre outras autoridades e representantes da sociedade civil.
Inicialmente, o professor Doutor Odair Diemer proferiu uma apresentação em telão explicando que há 7 anos desenvolve o modelo que serve como alternativa para criação de pintado, peixe considerado nobre pelo mercado.
O processo desenvolvido não exige tanto quanto tanques escavados ou tanques-redes: “A piscicultura precisa ser eficiente. Em nosso modelo, em tanques elevados, o manejo é mais fácil, há pouco desperdício de água, apenas exige planejamento e cuidados. Aqui no IFMS temos alunos capacitados a prestarem assistência técnica. O modelo já é desenvolvido em Miranda e Nova Andradina. Em um ciclo de 8 a 10 meses o peixe está apto a ser comercializado com cerca de 2 kg de peso”, explicou o pesquisador.
Na sequência, o grupo foi conhecer os tanques e puderam capturar alguns peixes criados na estrutura do IFMS Campus Coxim.
Para o vereador Abilio Vaneli, o momento é de buscar parcerias para viabilizar uma linha de financiamento aos interessados em desenvolver o método: “É um projeto importante desenvolvido pelo IFMS que pode ser uma alternativa de renda extra para os colonos e agricultores familiares da região”.
“Articulamos essa reunião com a participação da Prefeitura, para pensarmos em políticas públicas que viabilizem esse desenvolvimento sustentável. Com o início do novo governo do presidente Lula, poderemos ter o retorno do Pronaf, que era o Programa de Financiamento da Agricultura Familiar, o qual poderá criar um alinha de financiamento específica para este tipo de projeto”, resumiu Abilio.
O prefeito de Coxim, Edilson Magro, ressaltou que o Poder Público está à disposição dos produtores interessados pelo projeto: “É um projeto muito importante que o IFMS lança em parceria com a Câmara e a Prefeitura com os produtores. É nossa obrigação apoia-los, para que possam gerar emprego e renda na zona rural. Não se acanhem em nos procurar!”