01 de Jul, 2024
Alcinópolis celebra a Semana da Arqueologia com uma série de ações de educação patrimonial
06 de Out, 2021

 

Com mais de 24 sítios arqueológicos encontrados nas unidades de conservação e áreas privadas do município e o título de Capital Estadual da Arte Rupestre, Alcinópolis está realizando nesta semana, a Semana da Arte Rupestre para celebrar a riqueza histórica e cultural existente em seu território.

 

O município detém o maior painel de arte rupestre de Mato Grosso do Sul, no sítio arqueológico Templo dos Pilares e por todos esses motivos o município instituiu o dia 5 de Outubro como o Dia Municipal de Arqueologia e Arte Rupestre.

 

Esta semana, de 5 a 8 de outubro, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (SEMUDES) montou uma exposição em parceria com o Museu de Arqueologia da UFMS (MuArq) na Sala Verde da secretaria, aberta ao público.

No dia 5 de outubro os vereadores municipais prestigiaram a abertura da Exposição. Participaram da abertura a presidente da Câmara Municipal, Isabel do Zezinho (MDB); o vice-presidente, Ademir Müller (PSDB); o 1º secretário, Helder Carneiro (MDB); acompanhados dos vereadores Ângelo do Nicola (DEM) e Evaldo Furtado (DEM). Do Executivo Municipal estavam presentes o prefeito Dalmy Crisóstomo, a secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Carina Marques; e a secretária municipal de Desenvolvimento, Agricultura, Pecuária, Turismo e Meio Ambiente, Bruna Barbosa, bem como os servidores da SEMUDES.

 

Houve uma capacitação de professores da rede pública local de ensino com  um grupo de especialistas do MuArq que esteve no município para divulgar informações científicas relevantes, inclusive sobre recentes descobertas feitas em estudos e escavações no município.

 

Na quinta (7) acontece a live “As pesquisas arqueológicas no Templo dos Pilares”, com Rodrigo Luiz Simas Aguiar, professor associado e coordenador do Laboratório de Arqueologia da UFG. Os interessados devem se inscrever pelo formulário https://forms.gle/Utw5PF3JBv91jH1t8

 

Quem quiser visitar a Exposição deve entrar em contato pelo fone 3260-1739.

 

Fotos: Bruna Souza e Bruna Barbosa

 

 

 




Notícias mais lidas