26 de Jun, 2024
Aproveite o feriadão para conhecer o Templo dos Pilares, em Alcinópolis
30 de Out, 2021

Texto e fotos: Fabio Pellegrini

 

No alto do mapa de Mato Grosso do Sul, o município de Alcinópolis, com cerca de 5 mil habitantes e apenas 29 anos de emancipação político-administrativa, guarda um dos maiores tesouros arqueológicos do Brasil.

 

Localizado na área rural do município de Alcinópolis, a 380 km de Campo Grande, no norte de Mato Grosso do Sul, o Templo dos Pilares é considerado o mais espetacular sítio de arte rupestre do Estado.

 

Trata-se de um abrigo natural sob rochas, com monumentais colunas naturais de arenito, com cerca de oito metros de altura, que parecem construídas a mão. A área coberta do abrigo estende-se por mais de vinte metros em terreno levemente inclinado e alguns metros de profundidade.

 

Sobre a superfície, alguns blocos de arenito, de diferentes tamanhos, formam painéis de inscrições rupestres, com gravuras em baixo relevo (petroglifos) e pinturas (feitas com corantes naturais). São milhares de grafismos que sugerem traços de animais e humanos, entre outras formas abstratas curiosas.

 

O lugar foi descoberto há pouco mais de 20 anos por arqueólogos da Unisinos (RS). Desde então, pesquisadores da UFMS e da UFGD vêm desenvolvendo mais pesquisas científicas. Foi declarado pelo Iphan como Patrimônio Cultural brasileiro e foi transformado em área natural protegida em 2003, na categoria Parque Natural Municipal do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).

 

 

Uma viagem no tempo

 

O passeio não exige muito esforço, sendo acessível para famílias e interessantíssimo para crianças em idade escolar. A trilha é toda sinalizada e tem passarelas para não provocar pisoteio do solo. O acesso é permitido somente com guias credenciados pelo Município.

 

O visitante fica impressionado com a magnitude do lugar, com os milhares de grafismos feitos nas paredes (do chão ao teto) e fica se perguntando porque alguém esteve ali há milhares de anos deixando essas marcas.

 

Admirar e tentar compreender o significado dessas marcas é um exercício para as nossas mentes. O visitante fica tentando imaginar como, naquela época, com ferramentas tão primitivas e habilidades tão rudimentares, os caçadores-coletores conseguiam fazer para deixar suas marcas das partes mais baixas até as mais altas.

 

Segundo arqueólogos, o local era utilizado para rituais e cerimônias de caçadores-coletores, habitantes da região que viveram ali há cerca de 11 mil anos.

 

Pesquisas científicas começaram a ser realizadas no local em 2011, mas recentemente foram realizadas escavações que trouxeram descobertas surpreendentes que o site MS Norte vai divulgar em outra reportagem.

 

O Parque Natural Municipal Templo dos Pilares forma, com o Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari e o Monumento Natural Serra do Bom Jardim, um importante corredor de biodiversidade entre o Pantanal e o Parque Nacional das Emas.

 

 

Contate os guias locais e os hotéis de Alcinópolis

 

Por ser uma unidade de conservação municipal e integrar o Patrimônio Cultural brasileiro, protegido por lei pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Parque Natural Municipal Templo dos Pilares tem acesso restrito.

 

Para segurança dos visitantes e pela proteção do ambiente, as visitações só são possíveis com guias credenciados para sua viagem ser mais segura, até porque eles conhecem bem a região e foram capacitados especificamente para essa localidade.

 

Atualmente há três condutores habilitados para conduzir grupos de turistas ao local: a Lázara, o Claiter e o Furquim (toque para chamá-los no whatsapp). O passeio para grupos de até dez pessoas custa R$ 130. Alcinópolis dispõe de dois hotéis: o Campos Verdes (67 3260 1274) e o Pilares (toque para chamá-lo no whatsapp).

 

Para quem curte pedalar, os guias também oferecem passeios na região, desde que o visitante leve sua bike. Outros municípios da Rota Cerrado Pantanal também surpreendem, com passeios de canoagem, trilhas, rapel, entre outras aventuras em meio à natureza.

 

 

 

Gostou da matéria? Quer reproduzi-la em seu site ou jornal? Nós entendemos que a Lei de Direitos Autorais nº 9.610 deve ser respeitada.

 

Cada reportagem que produzimos envolve uma produção, trabalho intelectual e de campo, e tudo isso tem custos.

 

Entre em contato conosco para ser um parceiro do MS Norte e ter matérias exclusivas para seu veículo de comunicação.

 




Notícias mais lidas