20 de Set, 2024
Autoridades debatem futuro do Pé de Cedro de Coxim com propostas de monumento ou replantio
26 de Abr, 2024

Em Coxim a morte do Pé de Cedro, um símbolo cultural e histórico da cidade, confirmada por um laudo técnico, levantou debates sobre o futuro do local onde a árvore estava situada. Uma audiência pública foi marcada para o próximo dia 9 de maio, às 19h, na Câmara Municipal, para discutir as possíveis ações a serem tomadas, incluindo a proposta de construir um monumento ou plantar uma nova árvore no mesmo local.

De acordo com nota divulgada pela prefeitura, desde que os primeiros sinais de deterioração da árvore se tornaram aparentes, em novembro passado, a Prefeitura de Coxim acompanhou a situação, embora não tenha tomado nenhuma medida efetiva para remediar a situação, o que acabou resultando na análise que confirmou o fim da vida do emblemático Pé de Cedro, via laudo fitossanitário elaborado pelo biólogo Evaldo Benedito Souza. A audiência pública será um espaço para que a comunidade e autoridades decidam de forma conjunta e transparente sobre como honrar o legado do Pé de Cedro.

Ainda conforme a nota, o prefeito Edilson Magro e o Secretário de Desenvolvimento Sustentável, Saimon Cândido, estão coordenando os preparativos para a audiência, que também avaliará a viabilidade de alternativas como a construção de um monumento ou o replantio de uma nova árvore. "A Audiência Pública se apresenta como um momento crucial para definir o legado do Pé de Cedro e garantir que sua memória perdure de uma forma significativa e respeitosa. Coxim se prepara para tomar uma decisão coletiva que honre a história e a importância desse ícone natural, demonstrando o compromisso da cidade com a preservação de seu patrimônio ambiental e cultural", diz a nota.

Morte do Pé de Cedro

Conforme já noticiado pelo MS Norte, laudo apresentado na tarde de quarta-feira (24 de abril) redigido por um botânico confirma a morte do Pé de Cedro mais famoso do Brasil. O documento foi apresentado em reunião da Comissão Mista de Trabalho e Acompanhamento das ações relacionadas à situação fitossanitária do Pé de Cedro, formada por vereadores, servidores municipais, membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente e representantes da sociedade civil, criada por meio de decreto no dia 5 deste mês.

O documento ainda não foi divulgado à população, mas o jornal MS Norte Notícias teve acesso à conclusão, conforme a seguir:

"Diante dos fatos relatados, é conclusiva a constatação da morte do pé-de-cedro presente na praça Zacarias Mourão, na esquina das ruas Herculano Pena com a João Pessoa, próximo ao Rio Taquari. Apesar do pé-de-cedro estar sustentado por cabos em sua altura mediana, isso não evitaria uma queda no caso de colapso da base do tronco ou de sua parte mediana. Além disso, há risco de queda de galhos que podem causar prejuízos materiais ou lesões físicas graves aos frequentadores do local. Portanto, é salutar que medidas sejam tomadas para a retirada da árvore, evitando o risco de queda, como forma de segurança para os transeuntes e visitantes da praça".

Da Redação

Foto: Assessoria




Notícias mais lidas