08 de Jul, 2024
COINTA credencia mais sete agroindústrias da região Norte neste início de 2022
11 de Fev, 2022

Texto e fotos por Fabio Pellegrini

 

Neste início de 2022, mais sete empreendimentos do setor de alimentos foram autorizados pelo Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do rio Taquari (COINTA) a comercializar seus produtos no território dos 14 municípios que integram a entidade, por meio do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) vinculado ao consórcio público.

 

Foram credenciados este ano: a Casa de Carnes Império da Carne e o Apiário Zangão, em Coxim; Embutidos Pasqualli, em São Gabriel do Oeste; Supermercado Paraná, Apiário Bortolini, Abatedouro Frigorifico Frigorrico e Supermercado Veratti, em Costa Rica.

 

Já são 48 estabelecimentos devidamente aptos a comercializar seus produtos em Alcinópolis, Bandeirantes, Camapuã, Corguinho, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Jaraguari, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste e Sonora, totalizando um público-alvo de aproximadamente 180.000 habitantes.

 

“Além dessa ampliação automática através da comercialização nos municípios consorciados, existe a possibilidade desses estabelecimentos expandirem suas vendas para todo o país, através do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal de Produtos de Origem Animal (SISBI), o qual o SIM-COINTA possui equivalência e pode inserir estabelecimentos no referido Sistema”, explica o Coordenador do SIM-COINTA, o médico veterinário Rafael Rezende.

 

Outra novidade é que a partir de agora os empreendimentos que forem credenciados passarão a receber uma muda de árvore nativa para contribuir com o desenvolvimento sustentável da região.

 

 

Benefícios do SIM-COINTA

 

Euclides Alício, proprietário da Casa de Carnes Império da Carnes, em Coxim, é um dos sete empresários beneficiados neste início de ano com a certificação. Em depoimento exclusivo ao site MS Norte, Euclides conta que a partir de agora poderá expandir as vendas para além do balcão.

 

“Com o selo do SIM-COINTA, posso comercializar meus produtos em mercados, mercearias e conveniências até mesmo da mesma cidade aonde estamos instalados, mas que não tenham açougue, por exemplo. E também nos 14 municípios integrantes. Dessa forma a gente pensa em aumentar a produção e as vendas ”, destaca o empresário.

 

Para Euclides, que tem uma empresa familiar há 30 anos, o selo do COINTA é um incentivo ao crescimento da empresa, gerando oportunidades, abrindo horizontes para novos investimentos e, consequentemente, trazendo lucratividade.

 

Equipe multidisciplinar do COINTA se dedica ao desenvolvimento da região.

 

 

__________________

MS Norte é um site de notícias positivas, independente, comprometido com o desenvolvimento da região Norte de Mato Grosso do Sul.

Valorizamos a economia regional e as boas práticas de gestão pública, privada e do terceiro setor.

Apoie o jornalismo de qualidade. Anuncie em nosso site MS Norte!




Notícias mais lidas