03 de Jul, 2024
De forma criativa, Alcinopólis celebra Dia do Cerrado com ação surpresa de conscientização ambiental
12 de Set, 2021

Por Fabio Pellegrini

 

Com criatividade, a Prefeitura de Alcinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, realizou no sábado (11 de setembro) uma ação de conscientização ambiental em alusão ao Dia do Cerrado.

 

A equipe de servidores da SEMUDES foi às ruas na madrugada de sábado e espalhou 50 fotografias da fauna, flora e belezas naturais de Alcinópolis em quatro pontos da cidade: Praça do Jardim Bom Sucesso; Praça Central; Praça do Bairro Por do Sol; e na Rotatória da saída para Figueirão.

 

Algumas dessas 50 fotos continham vale-brindes em seus versos, que davam direito a uma ecobag, duas mudas de ipê e um voucher para conhecer o Sítio Arqueológico Templo dos Pilares com um acompanhante.

Em seguida, às 7h da manhã, a informação foi divulgada nas redes sociais e as pessoas interessadas saíram em busca das prendas. Quem localizou os vale-brindes deve procurar a Secretaria a partir de segunda-feira para receber os prêmios.

 

A secretária municipal de Desenvolvimento Bruna Barbosa explica que no ano passado foi feita a distribuição dos brindes nos bairros e desta vez foi de forma mais lúdica, nas praças.

 

A Secretaria de Desenvolvimento de Alcinópolis vem realizando um trabalho referencial na região Norte de MS com foco em sustentabilidade e conscientização ambiental da população.

 

Dia do Cerrado

 

O Cerrado é um dos cinco biomas existentes no Brasil. A palavra Cerrado tem origem no Espanhol, significando “fechado”. Ela vem tentar traduzir a característica geral do bioma, de uma vegetação densa de arbustos e gramíneas, com árvores baixas e tortuosas que ali ocorrem.

 

De acordo com dados do Ministério do Meio Ambiente (MMA), o Cerrado ocupa uma área de 2.036.448 km², cerca de 22% do território nacional. Isto faz dele o segundo maior bioma do Brasil e da América do Sul, perdendo apenas para a Amazônia.

 

Esta imensa área encobre os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal, além dos porções no Amapá, Roraima e Amazonas. As três maiores bacias hidrográficas do continente encontram suas nascentes nesta área: Bacias Amazônica, do São Francisco e do Prata, o que favorece a sua biodiversidade.

 

O Cerrado abriga 11.627 espécies de plantas nativas, com 4.400 endêmicas (exclusivas) dessa área. Cerca de 199 espécies de mamíferos e 837 espécies de aves. São 1200 espécies de peixes, 180 espécies de répteis (28% endêmicas) e 150 espécies de anfíbios (17% endêmicas). Ainda é refúgio de 13% das borboletas, 35% das abelhas e 23% dos cupins dos trópicos.

 

Mesmo assim, o risco de extinção é presente para várias espécies de plantas e animais. Novamente baseado em dados do MMA, estima-se que 20% das espécies nativas e endêmicas já não ocorrem em áreas protegidas e que pelo menos 137 espécies de animais que ocorrem no Cerrado estão ameaçadas de extinção. A ocupação humana exerceu, e exerce, grande pressão sobre o bioma, com a abertura de novas áreas para a expansão da fronteira agrícola e a exploração predatória de seu material lenhoso para produção de carvão.




Notícias mais lidas