05 de Jul, 2024
Evento em Campo Grande vai reunir empresários do turismo da Rota Cerrado Pantanal nessa quinta
08 de Set, 2021

Acontece nessa quinta-feira (9), em Campo Grande, o evento “A Força do Turismo Regional no MS” com palestras referentes à importância da regionalização do turismo e uma oficina de estruturação de roteiros turísticos.

 

Direcionado a empresários do turismo das regiões turísticas Rota Cerrado Pantanal e Caminho dos Ipês, o evento é realizado pela Fundação de Turismo de MS e Sebrae MS, tendo início às 9h e encerramento previsto às 16h, no Centro de Educação Ambiental Leonor Reginato Santini (CEA Polonês), no bairro Carandá Bosque.

 

“Desde quando foi instituída, a Rota Cerrado Pantanal vem passando por um processo de consolidação e preparação para a estruturação de roteiros turísticos que integrem os municípios da região. E nessa oficina estaremos com operadoras e agências locais, visando colocar nossos roteiros para um público de todo o MS e também do Brasil”, explica Luiz Roberto Roque, diretor-presidente da IGR Rota Cerrado Pantanal.

 

A consultora Fernanda Fedrigo esteve recentemente na região em visita de reconhecimento e se surpreendeu: “O tempo não me permitiu visitar todas as cidades e atrativos, mas me impressionei com a paisagem, as condições de acesso são muito boas pelas rodovias. Considero a região como um diamante bruto”.

 

A Instância de Governança Regional Rota Cerrado Pantanal é formada por empresários e representantes de instituições dos municípios sul-mato-grossenses de Alcinópolis, Bandeirantes, Camapuã, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Pedro Gomes, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Sonora e Paraíso das Águas.

 

Organizar para se apresentar ao mercado e trazer mais turistas

 

A Instância de Governança Regional é uma organização formal com que envolve empresários do turismo e comércio, com participação do poder público e do terceiro setor, com o papel de desenhar estratégias em âmbito regional para compartilhar espaços de diálogo; tomar decisões e orientar o desenvolvimento turístico de uma região, de forma sustentável.

 

Por meio da IGR, os municípios e empresários envolvidos podem participar das campanhas de marketing para a promoção do turismo do MS; ter apoio a participação de feiras e eventos; capacitações e workshops de forma presencial, online e híbrida; além de ter acesso, por meio de editais de apoio a eventos geradores de fluxo turístico, promoção, comercialização e execução de levantamentos estatísticos; participar do Plano de Retomada do Turismo de Mato Grosso do Sul; entre outros.

 

A consolidação da IGR Rota Cerrado Pantanal integra o Programa Nacional de Regionalização do Turismo (PRT), do Ministério do Turismo, apoiado pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Turismo, e apoio do Sebrae MS.

 

Texto e foto: Fabio Pellegrini




Notícias mais lidas