03 de Jul, 2024
Feriadão traz turistas de todo o Brasil e movimenta economia no Norte de MS
09 de Set, 2021

Por Fabio Pellegrini

 

O feriadão de 7 setembro gerou um grande fluxo de pessoas na região Norte de Mato Grosso do Sul. O tempo firme, com altas temperaturas, eventos e a grande oferta de atrativos foram fatores decisivos na escolha dos destinos turísticos da região.

 

Rios, cachoeiras, pesca, passeios de caiaque e de lancha, trilhas, observação de aves, sítios de arte rupestre, enfim, a grande variedade de atrativos vem atraindo cada vez mais gente de fora, apesar de alguns municípios não produzirem indicadores sobre a presença de turistas.

 

Em Coxim, o rio Taquari teve intenso tráfego de lanchas, jet skis e muitos caiaques. A prática da canoagem contemplativa definitivamente virou moda em Coxim.

 

No córrego Fortaleza e no Rio Taquari-Mirim, chamado de Riozinho, também muitas famílias acampando, se refrescando nas piscinas naturais e pescando.

 

O evento Heco Hard Enduro Centro Oeste, considerado de alto nível técnico, trouxe 135 pilotos de todo o Brasil, além de famílias e amigos. Houve também uma etapa da Copa Morena com quatro times femininos, o Encontro Folclórico de Comitivas e a Feira de Artesanato.

 

Todos esses eventos geraram um grande fluxo em hotéis, bares e restaurantes, além de pontos turísticos como a Praça Zacarias Mourão, onde se localizam o Pé-de-Cedro mais famoso do Brasil e o Mural do Kobra.

Em Rio Verde, o avistamento de aves encantou especialistas do segmento, que contabilizaram mais de 200 espécies de aves e garantiram o município como hot spot na prática, que cada vez mais ganha adeptos em todo o mundo.

 

Refúgios, campings e pousadas que oferecem maior privacidade e contato com a natureza, receberam boa quantidade de riders, trailers e motorhomes.

Em Costa Rica, o Parque Natural Municipal do Salto do Sucuriú e o Parque Municipal da Lage receberam cerca de 3 mil visitantes entre moradores da região e pessoas de fora.

 

“Aos poucos, com o avanço da vacinação e maior conscientização da população, o turismo sendo retomado, de forma segura e com responsabilidade, de forma a garantir o mínimo dos prejuízos que tivemos e ainda estamos tendo com a pandemia”, diz Luiz Roberto Roque, diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico Acepan Rota Cerrado Pantanal.

 

Foto destaque: Silas Ismael

Foto camping: Refúgio Santa Teresa

Foto birdwatching: Beto Roque

Foto caiaques: Fabo Pellegrini




Notícias mais lidas