20 de Set, 2024
Pneu estoura e deixa pacientes de Coxim na estrada mais uma vez a caminho de Campo Grande
25 de Jul, 2023

Novamente o ônibus que leva pacientes de Coxim para consultas em Campo Grande teve problemas e atrasou o cronograma de atendimentos na manhã desta terça-feira (25). O vereador Abilio Vaneli flagrou o coletivo encostado às margens da BR-163, com um dos pneus estourados.

“Mais uma vez os pacientes da saúde de Coxim perdem consulta e levam susto na BR-163 com problemas no ônibus da saúde. Prefeito Edilson Magro, tome providências”, exclamou o vereador por meio de postagem seguida de vários comentários em sua página oficial no Facebook.

“Só vão tomar providências quando acontecer de acontecer o pior, e como se estivessem brincando com a vida das pessoas ,porque não de agora que esse ônibus vem dando problema. Que Deus olhe por nós que dependemos desse ônibus. E um descaso total (sic)”, disse uma internauta.

“Pelo amor de Deus senhor vereador, entre com uma ação no Ministério Público para resolver esse problema no transporte da Saúde de Coxim (sic)”, reclamou outro internauta. “É um perigo esse ônibus, tá difícil”, lê-se em outro comentário na sequência, expondo a insatisfação dos usuários da Saúde.

 

O detalhe é que na sexta-feira passada o veículo furou o pneu e foi preciso transportar os pacientes a um posto de combustíveis, até que o problema fosse resolvido. Ocorre que as reclamações são recorrentes. No dia 7 de junho, conforme já noticiado pelo MS Norte, houve outra situação parecida.

Na ocasião, o ônibus do município não passou por manutenção a tempo nos pneus e a prefeitura terceirizou o transporte, no entanto, o veículo alugado teve uma pane e os pacientes ficaram durante a madrugada esperando às margens da BR-163, próximo a São Gabriel do Oeste, o que expôs à época a dificuldade da gestão em administrar a frota.

Licitação

A Prefeitura de Coxim firmou contrato no valor de R$ 4.904.433,60 com a S.H. Informática LTDA para serviços de gestão de frotas. Conforme o extrato de contrato do dia 30 de junho de 2023, divulgado no Diário Oficial do Município, a empresa será responsável por toda a manutenção dos veículos, incluindo custo com combustíveis e peças.

O contrato prevê a administração e gerenciamento de despesas de manutenção preventiva e corretiva, com componente e material original ou paralelo, recomendado pelo fabricante de acordo com as características de cada veículo, incluindo o fornecimento de combustíveis, lubrificantes, peças e acessórios, bem como serviços de borracharia em geral.

Há ainda informação de que os veículos da Prefeitura estão transitando sem seguro, com risco à segurança de motoristas, servidores e usuários, uma vez que a licitação para contrar a seguradora será realizada somente na quinta-feira (27).
 
A equipe de reportagem tentou contato com o município, mas não obteve respostas até o fechamento desta edição, nem por meio do secretário de Saúde Flávio Dias, nem via assessoria de imprensa.
 
Da Redação
 
Foto: Arquivo pessoal



Notícias mais lidas