03 de Jul, 2024
Rota Cerrado Pantanal é reconhecida pelo Ministério do Turismo como Instância de Governança Regional
02 de Dez, 2021

A Agência de Desenvolvimento Econômico Cerrado Pantanal –– Rota Cerrado Pantanal, Instância de Governança Regional (IGR) de Turismo do Norte de Mato Grosso do Sul, recebeu a chancela de reconhecimento do Ministério do Turismo.

 

A Certidão é assinada pelo Ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, e pela Secretária Nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões substituta, Débora Moraes da Cunha Gonçalves.

 

 

A IGR Rota Cerrado Pantanal é formada por empresários e representantes de instituições dos municípios sul-mato-grossenses de Alcinópolis, Bandeirantes, Camapuã, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Pedro Gomes, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Sonora e Paraíso das Águas.

 

A consolidação da IGR Rota Cerrado Pantanal integra o Programa Nacional de Regionalização do Turismo (PRT), do Ministério do Turismo, apoiado pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Turismo, e apoio do Sebrae MS.

 

Um dos trabalho que a Rota Cerrado Pantanal está realizando atualmente é o 1º Curso de Formação de Condutores de Birdwatching, que está sendo ministrado por um timaço de especialistas e vai capacitar cerca de 40 pessoas que estarão aptas a tender e empreender no segmento nos atrativos da região.

 

Outra ação importante é o programa de roteirização que integra os municípios da região, que vai possibilitar que operadoras tragam mais turistas de forma organizada. Além disso, a Rota Cerrado Pantanal agora conta com um turismólogo profissional selecionado pelo Governo do Estado por meio de edital, que está trabalhando para orientar novas ações e atuar como interlocutor junto aos empresários e municípios, diretamente com a Fundtur.

 

O presidente da Rota Cerrado Pantanal, Luiz Roberto Roque, agradeceu a todos: “É um trabalho voluntário de cada membro da diretoria, que por vezes deixa seus negócios e afazeres diários, em prol do desenvolvimento do turismo regional. A certificação do Ministério do Turismo, por meio do Programa de Regionalização, nos alegra e nos motiva a aprimorar o processo de institucionalização, dando visibilidade e à nossa IGR, além de acesso às políticas públicas e recursos nacionais, estaduais e municipais. É o resultado do esforço de todos e também da Fundação de Turismo e do Sebrae MS”.

 

O que é IGR

 

A Instância de Governança Regional é uma organização formal que envolve empresários do turismo e comércio, com participação do poder público e do terceiro setor, com o papel de desenhar estratégias em âmbito regional para compartilhar espaços de diálogo; tomar decisões e orientar o desenvolvimento turístico de uma região, de forma sustentável.

 

Por meio da IGR, os municípios e empresários envolvidos podem participar das campanhas de marketing para a promoção do turismo do MS; ter apoio a famtours e press trips; participação em feiras e eventos; capacitações e workshops de forma presencial, online e híbrida; além de ter acesso, por meio de editais de apoio a eventos geradores de fluxo turístico, promoção, comercialização e execução de levantamentos estatísticos; participar do Plano de Retomada do Turismo de Mato Grosso do Sul; entre outros.




Notícias mais lidas