29 de Jun, 2024
Abilio cobra responsabilidade da Prefeitura quanto ao reajuste dos professores de Coxim
25 de Out, 2022

Foto: Assessoria

 

Em uso da tribuna durante sessão ordinária da tarde desta segunda-feira (24 de outubro), o vereador Abiio Vaneli (PT), cobrou mais responsabilidade e celeridade por parte da Prefeitura de Coxim ao tratar do reajuste do piso do magistério.

 

Na sessão passada ele já havia lembrado que o tema era para ter sido retomado em agosto e até agora a Prefeitura vem se omitindo. Até o presidente da Câmara, Wiliam Meira, que é líder da base do prefeito Edilson Magro, fez um aparte concordando com Abilio.

 

“Houve um acordo com a categoria, que o município iria reabrir as negociações a partir de agosto para ver a possibilidade de complementar o reajuste que foi parcial, de apenas 18%, para se chegar aos 33%, que foi definido em lei. Nós já sabemos que houve diversas cobranças por parte do Simted (sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação). Já foi agendada reunião por três vezes e foi desmarcada, não sei porque a necessidade dessa protelação em reabrir a discussão com a categoria”, questionou Abilio na tribuna.

 

Ele questionou o descaso, também, do Sindicato Municipal dos Servidores Públicos de Coxim, que há poucos anos era mais atuante na defesa dos direitos do funcionalismo  municipal: “O outro sindicato, que era muito bom em cobrar a gestão passada, sumiu. Agora a preocupação é fazer campanha. Desmarcaram uma reunião porque eles tinham um compromisso eleitoral. A prioridade não é mais defender os servidores públicos”.

 

Por fim, Abilio Vaneli destacou o exemplo de São Gabriel do Oeste, que anunciou o reajuste de 33%, com efeito retroativo: “Vamos seguir o exemplo de São Gabriel do Oeste. Vai pagar os 33% merecido e fixado em lei”.

 

Desculpa esfarrapada

 

Como não podia deixar de ser, Abilio elevou o tom, em defesa da classe da Educação de Coxim, que já vem desde seu primeiro mandato: “Enquanto isso, o município de Coxim fica adiando a conversa. E hoje à tarde colocou uma nota mentirosa no site da Prefeitura, dizendo que adiou para a semana que vem, de novo, a reunião, por causa do período eleitoral”.

 

“Ora, nós aprovamos o piso dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate a endemias em julho, e já era período eleitoral. Então essa desculpa é esfarrapada, não cola. É preciso cumprir o que foi acordado com a categoria e reabrir o debate, sentar cara a cara com os professores, com o Simted, assim que foi feito em São Gabriel do Oeste, e achou-se a fórmula de conceder 100% do reajuste ao magistério daquele município”, destacou o vereador. 

 

"Portanto estou aqui para cobrar celeridade e reponsabilidade da gestão, e marcar com a categoria para que seja reunido e implementado, que é direito dos professores conquistado, fixado em lei e merecido", finalizou o vereador Abilio.

 

 

 




Notícias mais lidas