05 de Jul, 2024
Apiário de Camapuã é o primeiro do Norte de MS autorizado a comercializar para todo o país pelo Sisbi
30 de Dez, 2021

O Apiário Luz da Manhã, localizado em Camapuã, é a primeira industrial de mel da região Norte de MS autorizada a comercializar a produção para todo o Brasil, graças à conquista do selo de certificação do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA).

 

O selo foi adquirido com a soma de esforços entre a empresa, o Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do rio Taquari (Cointa), a Prefeitura de Camapuã, Sebrae/MS, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), dentre outras instituições parceiras.

 

O SISBI-POA é uma chancela concedida pelo MAPA que permite produtos registrados pelos Serviços de Inspeção Municipais vinculados aos consórcios intermunicipais - como manteigas, embutidos, derivados de carne, leite, mel, pescado, entre outros produtos da agricultura familiar e de agroindústrias - sejam comercializados em todo o território nacional, desde que atendam aos protocolos do SISBI.

 

O Cointa é formado pelos municípios: Alcinópolis, Bandeirantes, Camapuã, Costa Rica, Corguinho, Coxim, Figueirão, Jaraguari, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Rio Negro, Rio Verde de MT, São Gabriel do Oeste e Sonora.

 

O médico-veterinário Rafael Rezende, coordenador do Sistema de Inspeção Municipal (SIM) do Cointa, atualmente há 40 estabelecimentos registrados junto ao SIM-COINTA e mais de 50 processos de registro em andamento, sendo um empreendimento já aprovado junto ao SISBI: o Apiário Luz da Manhã, de Camapuã.

 

A Secretaria de Agronegócio de Camapuã realizou uma visita técnica recentemente para acompanhar o envase, sendo que tem dado todo o suporte necessário e acompanhado de perto todo o processo de certificação para que a empresa possa chegar à autorização de expansão de mercados.

 

Para o Prefeito Manoel Nery é motivo de orgulho e satisfação, “Ver os produtos produzidos em nossa região serem comercializados em outros estados e, isso é motivo de grande alegria. Esse é o papel de incentivo e contribuição que a administração pública tem que desempenhar e nós estamos aqui para proporcionar ao produtor o auxílio necessário, basta procurar a Secretaria de Agronegócio,” afirmou o prefeito.

 

O Apiário Luz da Manhã emprega 10 funcionários está produzindo cerca de 10 toneladas de mel a cada safra, que vai de setembro a novembro. A produção hoje se concentra em aproximadamente 400 caixas onde as colmeias estão instaladas, a meta dos empresários é alcançar a quantidade de 1 mil caixas de produção.




Notícias mais lidas