07 de Dez, 2024
EE Viriato Bandeira realiza “Encontro Científico da Autoria”, em Coxim
10 de Dez, 2022

A Escola Estadual Viriato Bandeira, que oferta ensino em tempo integral, por intermédio do Programa “Escola da Autoria”, em Coxim, realizou a culminância do segundo semestre – Itinerários Formativos – Eletivas e Encontro Científico da Autoria.

 

Na oportunidade os estudantes do ensino fundamental integral apresentaram o resultado de projetos desenvolvidos, que abordavam: a biografia dos gestores que ajudaram a construir a história da escola, realizando uma justa homenagem ao professor Pedro Cotini Sobrinho e a professora Maria Aparecida Monteiro, bem como os gestores atuais, professor Geovane Cândido da Silva, ex-estudante da escola e Fabricia Ferreira Galdino, atual diretora adjunta.

 

Destaca-se as pesquisas realizadas sobre a culinária pantaneira, os frutos do cerrado e do Pantanal, a vida do homem pantaneiro, o Pantanal e as suas diversidades  passando pela confecção de maquetes envolvendo o espaço escolar, a Copa do Mundo, confecção de jogos envolvendo frações, criação do Supermercado V.B trabalhando com o valor monetário brasileiro.

 

Também foi realizada pesquisa de campo com foco nos componentes e valor da cesta básica, biografias e as suas contribuições para a arte e a cultura (Fernanda Montenegro, Tom Zé, Caetano Veloso, Gilberto Gil), “ Movimento Hippie e Movimento Tropicália “, as regiões brasileiras e os seus símbolos culturais, sustentabilidade na escola.

 

Docentes homenageados na unidade escolar

 

Estudantes realizaram confecção de maquete

Alguns dos projetos desenvolvidos foram pesquisa sobre a reutilização da água do sistema de refrigeradores para a irrigação da horta no ambiente escolar, o papel do profissional de programação de computador por meio da linguagem de programação  c#(cssharp), que foi utilizado para desenvolver a calculadora de operações matemáticas, e a serpente do faraó (reação química com materiais do cotidiano), a primeira guerra mundial e pós guerra (confecção de maquetes).

 

“Agradecemos aos pais, que confiam em nosso trabalho e parabéns aos nossos estudantes pelo empenho e dedicação bem como ao trabalho desenvolvido pelos nossos professores, que incentivam a pesquisa, o protagonismo do estudante e o conhecimento como caminho da cidadania e da transformação de uma sociedade”, disse a professora responsável Luiza Oliver Gonçalves.

 

O Governo de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação (SED), implantou em 2016, de forma pioneira em todo Brasil, a oferta nas unidades da Rede Estadual de Ensino, do ensino em tempo integral, através do Programa “Escola da Autoria”. 

 

A proposta pedagógica da “Escola da Autoria” o estudante fortalece as práticas educativas com acolhimento, clubes de protagonismo, tutoria e liderança de turma, reflexões e discussões sobre as temáticas e sobre práticas educativas no modelo pedagógico que o irá nortear ao ensino superior e vida adulta com êxito.

 

Atualmente, das 348 unidades da REE, 131 escolas ofertam a proposta pedagógica integral. Hoje o programa é responsável por atender mais de 27,5 mil estudantes matriculados em 54 municípios de Mato Grosso do Sul, tornando-se modelo em todo Brasil de oferta em tempo integral. Pesquisa realizada pelo Instituto Quaest mostra que 93% dos entrevistados avaliaram positivamente a oferta de ensino integral e 83% dos pais preferem que seus filhos utilizem o modelo de ensino.

 

Adersino Sunior/ SED/ Gov MS

 




Notícias mais lidas