08 de Jul, 2024
Em meio a cenário com disputa aberta, Edilson Magro confirma que é pré-candidato à reeleição em Coxim
05 de Jun, 2024

Contrariando a promessa de campanha feita em 2020, o prefeito de Coxim, Edilson Magro (PP), anunciou sua pré-candidatura à reeleição. Durante entrevista a uma rádio local, o chefe do Executivo municipal afirmou que vai lutar pela permanência no cargo com o apoio do alto escalão do Partido Progressistas.

Edilson destacou seu alinhamento político com o governador Eduardo Riedel, com o PSDB, com a bancada federal e com os deputados estaduais de Mato Grosso do Sul. “Nunca Coxim esteve tão alinhada politicamente como está agora”, declarou.

Ele afirmou ainda que só entra no pleito porque acredita estar atendendo às expectativas e porque os principais grupos políticos confiam nele. “É oficial [...] Hoje, se eu não tivesse o apoio da classe política que gere nosso estado, eu não iria”, afirmou.

Recentemente, nas redes sociais, ele postou um vídeo recebendo apoio da senadora Tereza Cristina, líder do PP no estado. “Conte com todo o meu apoio, de toda a minha equipe e de todo o Progressistas, para que o senhor possa mais uma vez prestar este serviço que tem prestado”, disse a senadora.

Apesar de demonstrar confiança em suas palavras, ao anunciar a pré-candidatura, Edilson contraria a si próprio. Durante a campanha de 2020, ele afirmou que não disputaria a reeleição, alegando que isso era “coisa de quem tinha conchavo político e devia favores”, justamente o motivo pelo qual ele agora se orgulha de estar recebendo apoio.

Pesquisas

Apesar do otimismo demonstrado na rádio, o cenário político atual é diferente. Conforme já noticiado pelo MS Norte, uma pesquisa de intenção de votos realizada pelo Instituto Ranking Brasil Inteligência revelou que 62% dos eleitores de Coxim ainda não sabem em quem votar para prefeito nas eleições de 2024. O levantamento, registrado no TSE sob o número MS-04119/2024, foi realizado entre 14 e 18 de maio deste ano, com 500 moradores da cidade.

Na pesquisa espontânea, onde os entrevistados mencionam qualquer nome sem sugestões, o atual prefeito Edilson Magro lidera com 22% das intenções de voto. Apesar de estar à frente, esse número mostra que ele não é uma unanimidade, mesmo estando em exercício do mandato.

Em comparação com a pesquisa anterior, realizada em março, Magro aumentou apenas 4 pontos percentuais. Seu principal concorrente, Pedro Rony, aparece com 11,8%, um aumento de apenas 1 ponto percentual em relação ao levantamento anterior. Salette Bell e Dra. Ingridy obtiveram 2% e 1,2%, respectivamente, enquanto 1% dos entrevistados mencionaram outros nomes. No entanto, a grande maioria, 62%, ainda não decidiu ou não respondeu.

Os dados indicam que, apesar de liderar nas intenções de voto, o atual gestor enfrenta um desafio: a maioria dos eleitores ainda não decidiu seu voto. Mesmo com a vantagem de estar no cargo, ele parece não ter consolidado uma base sólida de apoio. Pedro Rony, embora em segundo lugar, também enfrenta um cenário de grande indefinição entre os eleitores. Neste momento, a tendência é de uma eleição aberta e imprevisível em Coxim.

Da Redação

Foto: Reprodução




Notícias mais lidas