28 de Set, 2024
Em meio a reclamações sobre transporte ruim, Conselho de Saúde cobra prefeito de Coxim por solução definitiva
26 de Jul, 2023

Durante uma reunião realizada na manhã desta quarta-feira (26), no ESF (Estratégia Saúde da Família) Totó Araújo, o Conselho Municipal de Saúde de Coxim cobrou o prefeito Edilson Magro e o secretário municipal de Saúde, Flávio Dias, para que adotem providências urgentes para melhorar a situação do transporte de pacientes para Campo Grande.

Conforme apurado pelo MS Norte, os representantes do conselho expuseram a preocupação com as constantes baixas de veículos, como ônibus e viaturas, fatos que têm prejudicado o atendimento dos usuários. Alguns moradores chegaram a perder consultas e até procedimentos médicos por conta da dificuldade da gestão em administrar a frota.

A insatisfação levada pelo Conselho à reunião não é apenas do cidadão contribuinte. Motoristas e outros servidores também estão descontentes com a situação. "O Conselho de Saúde tem emitido há tempos várias solicitações à Secretaria de Saúde, acerca do planejamento de manutenção da frota, seja com transporte sanitário ambulatorial como o de urgência e emergência. Hoje, na reunião, por parte dos conselheiros e população, foi cobrada do Prefeito e Secretário resolução imediata, pois o problema tem se arrastado desde o final de 2022", disse um dos participantes do encontro, que preferiu não ser identificado.

Ele disse ainda que o Conselho está a par dos acidentes e incidentes envolvendo veículos e ambulâncias e que foi requisitado ao município informações sobre o paradeiro destes veículos, bem como informações sobre o seguro e outros serviços. No entanto, até o momento, não houve resposta por parte do Executivo. Todas as reclamações e cobranças foram listadas em ata. Nesta quinta-feira (27), o Conselho deve divulgar uma nota pública a respeito.

 

 

Problemas

Novamente o ônibus que leva pacientes de Coxim para consultas em Campo Grande teve problemas e atrasou o cronograma de atendimentos na manhã de terça-feira (25). O vereador Abilio Vaneli flagrou o coletivo encostado às margens da BR-163, com um dos pneus estourados.

"Mais uma vez, os pacientes da saúde de Coxim perdem consulta e levam susto na BR-163 com problemas no ônibus da saúde. Prefeito Edilson Magro, tome providências", exclamou o vereador por meio de postagem seguida de vários comentários em sua página oficial no Facebook.

Na sexta-feira passada, o veículo furou o pneu, e foi preciso transportar os pacientes a um posto de combustíveis, até que o problema fosse resolvido. Ocorre que as reclamações são recorrentes. No dia 7 de junho, conforme já noticiado pelo MS Norte, houve outra situação parecida.

Na ocasião, o ônibus do município não passou por manutenção a tempo nos pneus, e a prefeitura terceirizou o transporte; no entanto, o veículo alugado teve uma pane, e os pacientes ficaram durante a madrugada esperando às margens da BR-163, próximo a São Gabriel do Oeste, o que expôs à época a dificuldade da gestão em administrar a frota.

Licitação

A Prefeitura de Coxim firmou contrato no valor de R$ 4.904.433,60 com a S.H. Informática LTDA para serviços de gestão de frotas. Conforme o extrato de contrato do dia 30 de junho de 2023, divulgado no Diário Oficial do Município, a empresa será responsável por toda a manutenção dos veículos, incluindo custo com combustíveis e peças.

O contrato prevê a administração e gerenciamento de despesas de manutenção preventiva e corretiva, com componente e material original ou paralelo, recomendado pelo fabricante de acordo com as características de cada veículo, incluindo o fornecimento de combustíveis, lubrificantes, peças e acessórios, bem como serviços de borracharia em geral.

Há ainda informação de que os veículos da Prefeitura estão transitando sem seguro, com risco à segurança de motoristas, servidores e usuários, uma vez que a licitação para contratar a seguradora será realizada somente na quinta-feira (27).

Da Redação

Foto: Assessoria




Notícias mais lidas