05 de Jul, 2024
Há 3 anos, medalhista paralímpico Cowboy da canoagem era ouro em Coxim
04 de Set, 2021

Por Fabio Pellegrini

Coxim (MS) - O medalhista Fernando Rufino, o Cowboy da Paracanoagem, que neste sábado (4) conquistou a primeira medalha de ouro da modalidade para o Brasil em Tóquio, esteve em Coxim nas comemorações de 120 anos da emancipação político-administrativa do município.

 

À época, em 2018, ele participou da segunda etapa do Campeonato Estadual de Canoagem, realizado pela Prefeitura de Coxim, em parceria com a Federação de Canoagem de MS, e o Governo do Estado, por meio da Fundesporte.

 

Um evento grandioso que movimentou a economia local por integrar uma agenda de comemorações dos 120 anos de emancipação político-administrativa de Coxim.

Cowboy, que é natural de Itaquiraí, sul de Mato Grosso do Sul, faturou ouro e prata em duas modalidades em Coxim.

 

À época, a segunda etapa do Campeonato Estadual de Canoagem teve largada no Pesqueiro Palmital, com chegada no Hotel Pintado Azul, reunindo os maiores atletas da modalidade de MS e de outros estados. O evento foi muito celebrado pela população, além da programação de vôlei de praia corrida de rua, e outras atividades esportivas.

Foto: Eduardo Bampi

 

Quem é o fera

 

Fernando Rufino começou a competir na paracanoagem em 2012, e dois anos mais tarde conquistou a medalha de prata no caiaque no Campeonato Mundial na Rússia. Em 2015, levou bronze na mesma prova no Campeonato Mundial na Itália.

 

O brasileiro Fernando Rufino conquistou a primeira medalha de ouro da história da canoagem brasileira em uma edição de Paraolimpíada. O atleta, que é conhecido como Cowboy, venceu, na noite desta sexta-feira (3), a prova dos 200 metros (m) classe VL2 com o tempo de 53s077.

 

O brasileiro fez uma prova forte, assumindo a ponta desde o início. A cada remada ele se distanciava mais dos adversários, e cruzou a chegada quase dois segundos à frente do segundo colocado.

 

Rufino venceu na canoagem classe va'a, quando é utilizada a canoa havaiana, que tem como particularidade um flutuador lateral, com braços ligando a canoa ao flutuador.




Notícias mais lidas